quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Perceber a Projeção



Muitas vezes observamos no outro aquilo que nos atrai, aquilo que nos é comum, mas, essas muitas vezes nem sempre são frequentes. Observar qualidades pode ser muito fácil, olhar no outro a bondade, o carinho, o carisma, a dedicação, a inteligência e admirar aquilo como se fosse você em frente ao espelho torna-se menos complicado, mas observar a raiva, a ira, a descordância, a desonestidade, a ignorância, o desafeto e saber que você também possui essas qualidades torna-se mais difícil de se auto analisar.
O ser humano procura ser o melhor, procura ter o melhor, procura estar sempre bem, mas PORRA, ninguém é perfeito, porque você quer ser esse ser perfeito, diferente de todo mundo ? Seja o melhor naquilo que todos tem em comum.

Em psicologia, projeção é um mecanismo de defesa no qual os atributos pessoais de determinado indivíduo, sejam pensamentos inaceitáveis ou indesejados, sejam emoções de qualquer espécie, são atribuídos a outra(s) pessoa(s). De acordo com Tavris Wade, a projeção psicológica ocorre quando os sentimentos ameaçados ou inaceitáveis de determinada pessoa são reprimidos e, então, projetados em alguém.
Segundo Freud, a projeção é um mecanismo de defesa psicológico em que determinada pessoa "projeta" seus próprios pensamentos, motivações, desejos e sentimentos indesejáveis numa ou mais pessoas. Para os psicanalistas e psicólogos trata-se de um processo muito comum que todas as pessoas utilizam em certa medida.

Projetar então seria, atribuir ao outro caracteristicas suas .
Projete-se, mas assuma a sua projeção, PERCEBA a sua identificação.


Bom dia !

Nenhum comentário:

Postar um comentário